sexta-feira, 15 de julho de 2016

A Torre Acima do Véu - Roberta Spindler

"No momento em que a humanidade se deu conta de que a névoa significava o fim, de que ela continuaria matando pessoas e causando o caos, a questão que tanto maltratava bilhões de almas era: Por quê? Por que o mundo estava acabando? Por que famílias se desfaziam, cidades desmoronavam e corpos se amontoavam no chão? Muitos tentaram responder, mas não houve tempo." 

Página 233

Quem tá procurando uma boa distopia? 
\o/

Uma névoa cobriu a Terra, matando as nações. Ah! é bom antes de falar mais alguma coisa explicar que o mundo pós-apocalíptico d'A Torre Acima do Véu não é a partir da nossa atualidade. A névoa chega num futuro onde a maioria dos países se juntaram em blocos, como é o caso da União Latina, cuja capital é a megacidade Rio-Aires. 

Esse é um dos charmes do livro: Rio-Aires. Os personagens falam um  português com algumas palavras espanholas. Chica, jefe, hijo, viejo, e vários palavrões em espanhol também :)

Modelo de mão

Ah ia esquecendo de los perros, como são chamados os cachorros transformados pela névoa. Sim, alguns seres conseguiram sobreviver ao envenenamento causado pelo véu, mas por causa da exposição viraram uns mutantes. 

Todos morreram ou viraram mutantes? Não, alguns conseguiram subir os mais altos prédios até onde a névoa não alcançava. E o que sobrou da humanidade vive no topo desses megaedifícios. "Essa é a história do final dos tempos, o apocalipse da humanidade. Não deixe que seja esquecida." (Página 14)

Lembro que no lançamento em 2014 assisti a um vídeo do Cabine Literária onde eles comparavam essa história de as pessoas serem obrigadas a viver no alto de torres porque a superfície da Terra está jodida com o desenho d'Os Jetsons. lol


No alto do mundo destruído um organização, a Torre, se formou e protege a sociedade que chamam de "Nova Superfície"; é dela os melhores recursos que sobraram do antigo mundo, remédios, comida, equipamentos, tecnologia, a rede de comunicação. Obedeça à Torre e sobreviva. 

Outro ponto interessante da história são as intromissões entre capítulos que a Torre faz. O líder dela, Emir, de vez em quando faz umas transmissões explicando a situação das coisas para seus protegidos... 

Arte do livro

Alguns nascidos no pós-névoa tiveram uma "intensificação de características como agilidade, força e velocidade [essas] foram as principais mudanças notadas. Houve outras, porém, mais raras e inexplicáveis, como habilidades psíquicas e clarividência" (página 22) e teleporte Mesmo achando estranho o teleporte do livro não seguir muito bem a inércia... tudo bem.

Teleportadores... Minha personagem preferida não foi a principal, a Beca (ou Rebeca), nem o Rato, mas sim a Bug =D uma teleportadora... não vou mentir: shipei mesmo... obrigado viu, Spindler... Falei sem explicar os personagens >.< 

Beca é uma saltadora, alguém com reflexos e equilíbrio modificados pela névoa, que trabalha com o pai e o irmão catando recursos para si ou para trocar com outros sobreviventes. Rato trabalha como informante, uma espécie de hacker que vende informações diversas.

"I'm Beca!"

Dois pontos rápidos antes de acabar.

1. A grappling gun (aquelas armas com uma corda presa num gancho) que as personagens usam me lembrou a do Batman ou do anime Ataque dos Titãs, me lembrei deste último em relação a outra coisa, mas é melhor não falar aqui. 

 2. Algumas coisas me irritaram. Há umas coincidências bisonhas que parecem que foram armadas só pro leitor, são umas cenas tipo espetáculo. Fiquei esperando algo pra explicar... e nada veio. Ex: a Beca vai investigar um local onde três dias atrás um grupo de pessoas sumiram, e parece que todos esses dias os sequestradores tavam esperando o olhar do leitor pra começar o show: a execução das pessoas capturadas. No entanto, a rainha de todas as cenas WTF foi a que o vilão para tudo pra explicar seu plano... fiquei: "cala a boca, mata logo eles, para com discurso, cara"... 

Enfim, o livro tem de tudo um pouco: tem terror, tem romance, tem aventura, mistério, crítica social, tem cenas bem surpreendentes. Tudo na medida certa. 

Era isso. Até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...