segunda-feira, 21 de março de 2016

Oz, É Aquele Mágico Lá (Cidade das Esmeraldas)




De volta com The Wonderful Wizard of Oz \o/ E pra quem pensava conhecer a história mesmo sem ter lido/assistido saiba que o Mágico de Oz é muito mais que só seguir uma estrada de tijolos amarelos. Já falei um pouco dos personagens 'principais' aqui, e desta vez vou escrever sobre a pior e sobre a melhor coisas do livro... na minha opinião, lembrando sempre disso. Ok?

Aviso - este texto contém leve doses de spoiler, e é contra indicado em caso suspeita de dengue!

A Bruxa Má do Oeste

A poderosa bruxa que escravizou os habitantes do oeste, e que quer os sapatos mágicos da Dorothy. Eu não a chamaria de "a vilã da história", mas é pelo menos "a presença do Mal".  


Tava indo tudo muito bem até ela aparecer, nossa... Coitada da Bruxa, senti muita pena por ela ser tão ridícula, coitada... O que ela tem que fazer pra invocar os macacos com asas, poxa vida! Por quê, Baum? Por quê? Ela tem que fazer meio que uma dancinha enquanto pronuncia umas sílabas palavras ("Ep-pe, pep-pe, kak-ke... Hil-lo, hil-lo, hel-lo!... Ziz-zy, zuz-zy, zik!").


Sem contar o plano mirabolante que ela bolou para conseguir com que os sapatos mágicos saíssem dos pés da Dorothy, que envolvia uma barra de ferro, uma magia de invisibilidade e um tropeção ¯\_(ツ)_/¯

E não basta isso tudo tem que morrer no mesmo capítulo em que aparece... Anote a dica: se você derrete/morre se entra em contato com água mantenha um sistema de água encanada em seu castelo, e estará a salvo.

P.S.: Sei que o livro é supostamente para crianças, então tá perdoado como se ele precisasse disso 


Spectacles e o Terrível Oz

A maravilhosa Cidade das Esmeraldas onde tudo é coberto por pedras preciosas, por isso que todos que entram lá precisam usar uns óculos de proteção (spectacles) para não ficarem cegos com tamanho esplendor. 

Tudo mentira!





Há um momento que o Oz vai explicar como funciona a cidade, que ela não é mais verde do que qualquer outra cidade, mas as pessoas usam aqueles óculos de lentes verdes a tanto tempo que realmente acreditam que ali é feito de esmeraldas, é aquela velha história: "as pessoas só veem o que querem ver".

Pode ser uma crítica social? Pode, por que não? De que o povo é manipulado, de que são induzidos a enxergar tudo em volta da maneira que o Oz/a autoridade/mídia quer e assim acham que estão em um estado de perfeição e felicidade (Ignorância é Poder).



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...