sábado, 27 de fevereiro de 2016

De dia é Jekyll, de noite é Hyde! O_O


Olá Grifos! \o/
No último mês eu fui comprar um caderno e voltei pra casa com o modo "gótica" ativado, comprei um Stevenson, The Strange case of Dr. Jekyll and Mr, Hyde, que me PT BR ficou "O medico e o monstro" (Alerta de spoiller no título!).






Bons eram os tempos em que os médicos atendiam em casa e não eram plantonistas, podiam ficar brincando com "meu quit de química" fazer merda e ainda sair de intelectual e diferentão.

A historia é sobre um mistério envolvendo um médico muito conhecido em Londres, mais ou menos no fim do seculo XVII, o Dr. Henry Jekyll era muito respeitado e tinha dois amigos mais próximos, que também forma seus colegas na época do curso na universidade; eram eles Mr. Gabriel John Utterson, um advogado comum, e Dr, Lanyon, que assim como Jekyll era medico; este primeiro percebendo a ausência frequente do Dr. Jekyll e a presença constante de um tal de Mr. Hyde, que causara alvoroço pela cidade, se tornando o assunto do momento, começa a investigar sobre a situação do velho amigo e sobre a identidade desse Mr. Hyde.

Mr. Hyde era pálido e pequenino. Dava a impressão de ser deformado, embora não tivesse qualquer anomalia visível.tinha um sorriso desagradável. comportara-se diante do advogado com uma especie de combinação fatídica de timidez e audácia, e falava com uma voz rouca, sussurrada e algo entrecortada. Todas essas características eram negativas, mas mesmo reunidas não davam conta de explicar a repulsa, a aversão e o medo que Mr. Utterson passara a ter por ele. Pagina 18 

É devido a essa personalidade incômoda que Mr. Utterson se empenha cada vez mais em investigar sobre a identidade desse homem e acaba descobrindo a primeira ligação de Mr. Hyde ao Dr. Jekyll; este que vinha apresentando um comportamento peculiar já há algum tempo, segundo o Dr. Lanyon. O que será que aconteceu a Jekyll? Quem é o Mr. Hyde? e qual a ligação entre os dois?



Durante a leitura varias respostas a essas perguntas vieram a minha mente, eu ficava elaborando teorias malucas, mas o mistério permaneceu ate o fim, e mesmo que eu não tenha gostado muito do final, eu amei a leitura em si, foi enriquecedora desde o princípio, instigante e me manteve curiosa o tempo inteiro. A tradução também foi muito bem realizada usando um vocabulário rico e rebuscado, para combinar com o cenário, creio.




Não posso apontar muitos pontos negativos sem dar spoilers, mas o que posso dizer é que existem algumas pontas que ficaram soltas na história, algumas personagens mal apareceram e morreram para enfatizar o mal caráter de Mr. Hyde, que tem um exagero justificado dentro da narrativa.




Apesar do meu mal hábito de levar o final muito em conta, eu recomendo a leitura de The Strange case of Dr. Jekyll and Mr, Hyde; é uma excelente leitura. :D

É isso Grifos ate a próxima! <3 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...