segunda-feira, 20 de julho de 2015

Quadrinhos: Arnaldo Albuquerque


Que tal começar esse texto já passando segurança pra vocês? Só que não... né? Eu não sou a pessoa mais indicada pra falar sobre Arnaldo Albuquerque, ou sobre quadrinhos, acho que ainda conheço tão pouco sobre, mas mesmo assim queria falar desse quase nada que sei.


"a exemplo dos cactos que infestam as caatingas de cá, não precisou de muita chuva para crescer e florescer."
Cineas Santos*



Arnaldo Albuquerque (1952 ~ 2015) mexeu com pintura, fotografia, cinema e um bocado de outras coisas dentre elas esse artista piauiense que poucos conhecem lançou a primeira revista de histórias em quadrinhos do Piauí, com o título de Humor Sangrento, feita principalmente de narrativas curtas e diretas.

Dá uma olhada na capa da primeira edição, que mostra a execução de alguns personagens de quadrinhos estrangeiros que ainda hoje são só que muitos conhecem (enquanto pra produção nacional... só nada pra ela):







(Do) I want you (?)

Realmente o Arnaldo tem uns quadrinhos (dos poucos que vi) que abordam esse tema de valorização da cultura local, que levantam a pergunta: pra que aceitar a dos outros, mesmo? Um exemplo disso é a história chamada "De como meu herói matou o bandido", que mostra um cangaceiro e um cowboy. Olha um pedaço:



Clique na imagem para ampliar...


Carcará Pega, Mata e Come 


Esse é o título de uma animação do Arnaldo que é uma das primeiras aqui do Piauí, e ou eu tô muito enganado ou essa animação foi feita em papel manteiga, não sei como fazem (faziam) pra animarem um desenho, mas se era assim mesmo, tão manual, parabéns para todos que trabalham com animação.






Deixar pelo menos outros dois desenhos dele pra vocês:




Queria agradecer à exposição que ocorreu na Casa de Cultura por mostrar a esse singelo blog o artista que é o Arnaldo.



♫♫ Tava até agora, mentira, ainda tô com essa música na cabeça... Vlw flw.



*Sobre Arnaldo Albuquerque. Trecho retirado do prefácio da 1ª edição do Humor Sangrento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...